sexta-feira, 9 de julho de 2010

Intertextualidade












Produção e leitura de texto

Intertextualidade

Quando falamos de intertextualidade estamos falando de uma relação aproximada de dois ou mais textos. Eles podem ou não fazer parte do mesmo período em que foi produzido.

Uma leitura deve ser levada em consideração a relação do texto lido com outros textos, ou seja, é possível perceber se alguém já disse o que estamos lendo. Um texto geralmente mantém essa relação – e o leitor atento perceberá.

Apesar de os contos de fadas serem textos produzidos em grande escala para um público infantil – isso só tornou-se possível graças ao trabalho iniciado por Charles Perraault no século XVll – na ocasião os contos de fadas eram contos falados, ou seja, em forma poética eles não tinham a mesma forma que têm hoje.

Charles Perrault e posterior a ele os irmãos Grimm fizeram uma seleção desses contos e publicaram dando início, dessa forma, a literatura infantil.

O que temos hoje de contos de fadas e contos maravilhosos é herança de um passado, muitas vezes não se sabe o verdadeiro autor nem a origem, mas de uma coisa podemos ter certeza antes de se tornarem novas criações essas histórias já são bem antigas.

As transformações ocorrem quando reescrevemos algo – são acrescentados ou são retirados trechos importantes.

Chapeuzinho Vermelho é um conto de fada bastante conhecido no mundo inteiro – no entanto há versões diferentes dependendo de quem o traduziu – há, ainda, outro fator importante o público alvo e o cinema na contemporaneidade que modifica muito até para facilitar a produção.

Se estamos falando de intertextualidade podemos citar um conto de Guimarães Rosa – Fita Verde no Cabelo – é uma história de uma personagem que lembra Chapeuzinho Vermelho – no entanto para alguns críticos da literatura a vítima é o Lobo. E todo acessório como a fita verde, a cama da vovozinha e o Lobo tem um significado e é justamente aí que devemos ficar atentos à leitura.

Autor – texto – leitor essa relação é muito importante no momento da leitura. Quando estamos aptos para uma leitura mais profunda, dialogamos com o texto e nesse momento que se instala uma relação.

Observe as imagens abaixo: que relação podemos estabelecer entre elas? Quem é o pintor famoso da tela?






















Mona Lisa Leonardo da Vinci Marcel Duchamp 1919








Mona Lisa - Fernando Botero Propaganda Publicitária
1978



































Nenhum comentário:

Postar um comentário